PAU DOS FERROS

PAU DOS FERROS, ÁGUA NOVA,ALEXANDRIA, ANTÔNIO MARTINS, CEL, JOÃO PESSOA, DR. SEVERIANO, ENCANTO, Fco. DANTAS, JOÃO DIAS, JOSÉ DA PENHA, LUÍS GOMES, MAJOR SALES, MARCELINO VIEIRA, MARTINS,PARANÁ, PILÕES, PORTALEGRE, RAFAEL FERNANDES,RIACHO DA CRUZ, RIACHO DE SANTANA, SÃO Fco. DO OESTE, SÃO MIGUEL, SERRINHA DOS PINTOS, TAB. GRANDE, TENENTE ANANIAS E VENHA VER

JM

JM

SOBRE O RESPONSÁVEL DESTE BLOG

Quem sou eu

Minha foto
LEVANDO O RIO GRANDE DO NORTE ATÉ VOCÊ E PARA O MUNDO - STPM JOTA MARIA - MOSSORÓ-RN, 4 DE FEVEREIRO DE 2014

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

TERMO DE CASAMENTO MAIS ANTIGO DA PARÓQUIA DE PAU DOS FERROS/RN.

Dando continuidade a minha pesquisa histórica sobre o nosso município de Rafael Fernandes, me deparei com o Termo de Casamento (foto ilustrativa) mais antigo da Paróquia de Pau dos Ferros, datado de 27 de outubro de 1765, e registra o casamento entre João Quiryno e Custódia Maria da Cunha. O que me chamou a atenção, neste termo, foi a ortografia vigente à época e a possibilidade de conhecermos como eram feitas as celebrações de casamento das primeiras famílias que vieram povoar o município de Rafael Fernandes que, certamente, tinham as mesmas formalidades do termo abaixo.

Este termo é o mais antigo assentamento que possui o arquivo da paróquia de Pau dos Ferros, e está lançado na primeira página existente do livro de registro de casamentos, relativo aos anos de 1765 a 1784, nove anos posteriores à criação da Freguesia. Convém salientar que o arquivo paroquial se encontra desfalcado de sua documentação relativa ao primeiro século de existência.

Têrmo de Casamento

“Aos vinte e sete dias de oitubro, de tarde, do anno de mil settencentos e secenta e cinco, nesta Matriz de Pao dos Ferros, corridos os banhos nesta freguezia, donde são os nubentes moradores, e não menos na freguezia de Piancó donde o nubente he natural e justificando a nubente ter vindo para esta ditta freguezia de menoridade como tudo constou dos papaeis que em meu poder ficão, e em minha presença e das testemunhas abaixo assignadas, a saber Manoel Reis, Anna Pereyra Silveira e Igna´cio Pereyra dos reis, cazados, moradores nesta povoação, se cazarão em face da Igreja solennemente João Quiryno, natural do Piancó, filho legitimo de Manoel Dourado Quiryno e de Margarida Martins, naturaes da freguezia do Piancó, neto materno de Raymundo Rodrigues e de Izabel da Silveira, defuntos, com Custódia Maria da Cunha, natural do Rio Sam Francisco e moradora que foi na ...(ilegível), neta materna de Antonio Rodrigues e de Luiza Maria da Cunha, e o mais que falta se ignora, e logo receberão as bençãos na forma da Igreja, sendo primeiro examinados da Doctrina Christã na forma do Pastoral de Sua Excellencia Reverendíssima, e para clareza do Acto, Eu, José Pereyra Lobato, Cura e Vigário da Vara desta Freguezia, fiz esse assento em o qual assigno c’o as testhas. que assignarão em dia e era supra. a. a.) Jozé Pereyra Lobato – Cura e Vigario da vara de Apody – Manoel Reis – Anna Pereyra”.
FONTE - BLOG RAFAEL FERNANDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 112 BLOGS E MAIS DE 9 MIL LINKS, MOSSORÓ-RN, TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE

PESSOAS ONLINE

RELÓGIO

PERSONALIDADES